domingo, 10 de maio de 2009

Tributo à elas...

(Irmã, mãe e eu)
(...) que são o nosso melhor presente, o qual a vida nos deu antes mesmo de vivermos. Quem melhor para contemplá-las do que nós, os filhos (da mãe). Mas exaltá-las com transparência, e acima de tudo fazer uso do bom senso. Leia:

FOLHA ONLINE: “Desculpe, mas parece que o que mais uma mulher-mãe quer na vida é um celular! Pelo menos é o que dá a entender a tamanha quantidade de propaganda de celulares que invade a mídia todo santo dia das mães...”, diz o jornalista Luiz Caversan.


Luiz tem razão. É essa a transparência (a falta de) da qual eu falo. “Não Claro (TIM, Vivo, etc.), obrigada, mas a minha mãe já tem um celular, que é bem "pirentinho" por sinal, mas ela gosta, sabe utilizar. Ele até envia sms e faz ligações, ah! E tem jogo da cobrinha também”. A propósito, quem disse que esse é o melhor presente para ela? Como mamãe se encantou tanto por um vestido, foi esse o presente escolhido por mim, bem mais adequado por sinal. Não pelo dinheiro.Poderia ser o presente mais caro e moderno do mundo, porém de que vale o preço sem o apreço? Eu poderia dar até uma cartinha dizendo: “OBRIGADA POR TUDO MÃE, TE AMO”. É melhor do que mandar por sms, será que ela conseguiria abrir para ler? Enfim, menos materialismo (tô me referindo a algo mais simbólico e não a zero de compras) e mais afeto. Proponho. A minha mãe merece, por ter me aturado todos esses anos, por ter me alimentado, cuidado enquanto eu tava dodói, e por ficar acordada enquanto eu não chego da festa. A única coisa que ela não fez por merecer foi ter cantado:

“Dorme neném/ Que a cuca vem pegar/Papai foi pra roça/E mamãe foi trabalhar”.

Eu nunca gostei dessa canção. Não dormia coisa alguma! Eu tinha que ficar bem acordada para quando a cuca chegasse, além do que, meus pais sabiam que ela viria e ainda tiveram a pretensão de sair e me deixar só em casa. Aí eu pensei: Poxa, a mamãe me ama tanto, que quer ver a cuca me pegar mesmo. Eu preferia:

“Dorme neném/ Que a cuca não faz mal/ Papai foi pra bola/ E mamãe tá no quintal”

Olha a minha ousadia, de mudar uma versão de 1500... e Adão e Eva. Mãe. Todas as mamães. A letra abaixo vai para vocês (desde que não cantem a canção da Cuca para os babys). Um feliz "todos os dias"!

Ela é a palavra mais linda
Que um dia o poeta escreveu
Ela é o tesouro que o pobre
Das mãos do Senhor recebeu

Mamãe, mamãe, mamãe
Tu és a razão dos meus dias
Tu és feita de amor e de esperança
(parte da letra de David Nasser e Herivelto Martins)

OBS1: Eu disse que queria escrever algo mais útil. E o post abaixo não ajudou em PN.
OBS2: Devem ter percebido como eu sou um tanto evasiva.

Um comentário: