quinta-feira, 14 de maio de 2009

São 30 anos!


Eis aqui a minha alegria em dizer que uma das melhores músicas já escritas
no Brasil, O bêbado e o equilibrista, completa 30 anos de gravada.
E claro, na voz mais linda que esse Brasil já teve, Elis Regina (depois dela só a voz da Marisa Monte e Nara Leão).
"O bêbado e o equilibrista" foi composta por Aldir Blanc e João Bosco, a intérprete que foi a Elis, que aliás completaria 64 anos, no dia 17 de março.
O post é uma tentativa de falar dessa música que é uma das minhas preferidas; não sou expert em ditadura, bossa, anistia... e afins, porém não sou nenhuma leiga, além do que, eu gosto dos assuntos, isso faz com que meu interese cresça cada vez mais. E consequentemente, eu me aprofunde.
Pois bem, a maioria sabe que a Elis sempre foi otimista quanto a este país, isso é reflexo do seu engajamento e criticidade. Uma prova é justamente "O bêbado e o equilibrista", a qual aceitou cantar,uma letra esperançosa, com critica à ditadura e a favor da anistia, bem explicita no trecho:
"Que sonha
Com a volta do irmão do Henfil

Com tanta gente que partiu

Num rabo de foguete"


A anistia, ou melhor, a "Lei da anistia", era digamos assim, um "perdão" para aqueles que cometeram crime de torturas, essa lei significou o inicio do fim da ditadura, ou/e o esquecimento dela. Henfil (humorista,cartunista, anti ditatorial e a favor da anistia junto a Elis) teve o irmão, Betinho, exilado. Henfil afirmava que, a chave para se fazer um humor engajado é estar engajado.
Na música, o "bêbado" era o artista, o poeta, que ousava e desafiava a ditadura. A "esperança" era o sonho de um Brasil melhor, democrático.
"Mas sei
Que uma dor assim pungente

Não há de ser inutilmente

A esperança.

Dança

Na corda bamba de sombrinha

E em cada passo dessa linha

Pode se machucar..."


Maria e Clarisse tiveram os maridos torturados nesse período.


"Choram Marias e Clarisses

No solo do Brasil"

Enfim, essa letra é um protesto contra os militares governantes do Brasil. Elis se engajou,cantou e deu uma inspiração a mais com a sua (belíssima) voz.

"Asas!

A esperança equilibrista

Sabe que o show de todo artista

Tem que continuar"






Nenhum comentário:

Postar um comentário