quarta-feira, 3 de março de 2010

Brilhante Diário.


Querido diário,

Hoje o meu intuito é desabafar sobre(e não SOB) você. Desabafar pra você perceber que nem sempre é bom ser um diário, ou uma espécie de. Por vezes não é justo você receber um grande peso e ainda por cima ter a responsabilidade de mantê-lo seguro. Por vezes não é justo,(para ambas as partes) que alguém "se livre" de uma lembrança boa, mas que o deixa desconcertante ao (re)ler.
Se abra comigo, diário. Qual a sensação de receber uma queixa? Ou lamentação? Qual a sensação de carregar um julgamento conhecendo somente uma das partes?Quantos problemas passaram por você e não foram resolvidos?

Deve ser no mínimo atordoante receber tantas informações, tantas iras postas no papel, ter que guardar preciosos segredos e não poder extravasar. Mas e então, como farás para desabafar? Pois certamente irá chegar a hora que ficará insustentável manter tudo isso.


Espera-me um minuto estou me pondo em seu lugar (...) Estou certa; você é brilhante, por salvar muitos da tristeza, da pressão e da saudade. É quem faz refletir, voltar e se desculpar. Você é quem causa arrependimentos! E também planos!É quem nos envolve de maturidade, nos põe confiança e nos dá liberdade. É o que precisamos. É quem induz as palavras para nós mesmos. É quem nos torna assíduos contadores e conselheiros. É quem nos faz acreditar, bem no fundo, que não existem segredos, mas fatos que estão alí, na superfície.... basta outrem abri-lo.


Veja só, eu, quem deveria ser coadjuvante, a plateia, sinto que faço parte da peça. Me sinto sobrecarregada, buscando a quem confiar. Temos algo em comum então? Pode ser. Mas esse tão grande desafio, reconheço, é dificílimo pra mim. Só de pensar em viver com essa tensão e responsabilidade me frustro.

Diário, você, definitivamente, é a quem recorremos sem dó nem piedade. Obrigada por emocionar aos seus queridos escritores-leitores.










2 comentários: